Muitas vezes, os movimentos corporais e expressões faciais que realizamos durante uma entrevista, reunião de trabalho ou conversa transmitem muito mais informações do que aquilo que estamos falando. Muitos especialistas ao redor do mundo publicaram extensos trabalhos a respeito da importância da linguagem corporal e da forma como podemos manipulá-la. A seguinte lista inclui algumas dicas, principalmente para o mundo dos negócios:
Postura
Quando temos uma reunião social com a presença
de pessoas relacionadas ao nosso trabalho ou uma entrevista profissional, é
importante assumir uma boa postura. Especialistas em linguagem corporal, como
Eliot Hoppe, autor de vários livros e especialista na área, recomenda
"colocar-se bem ereto e adotar uma marcha enérgica, já que queremos
mostrar nosso desejo de estar ali e a confiança que temos em nós mesmos".
Olhar para o outro lado quando falam conosco
Ao olhar nos olhos da pessoa com quem conversamos,
demonstramos segurança e atenção. Essa atitude será tomada de forma positiva
pelo interlocutor. O oposto também acontecerá se baixarmos o olhar ou mudarmos
o foco para outro ponto. Isso pode transmitir uma sensação de insegurança ou
desinteresse no assunto que está sendo tratado.
Abraçar objetos durante uma conversa
Se, ao falar com outra pessoa, abraçamos uma
pilha de livros, o notebook ou uma pasta, transmitimos uma sensação de timidez
ou incômodo. Essa atitude pode ser interpretada como o desejo de se esconder
atrás de um objeto. É sempre melhor manter os objetos que temos de lado
enquanto falamos à frente de uma plateia.
Olhar para o celular
Olhar para o celular durante qualquer tipo de
conversa é um forte sinal de que não estamos interessados no que a outra pessoa
está dizendo. Também pode ser interpretado como uma atitude arrogante. Sempre é
melhor silenciar ou desligar o telefone celular se estivermos em uma conversa
importante ou reunião de trabalho.
Vestir-se de forma descuidada
Não há problema em querer parecer
"legal" ou "estar na moda", mas, se adotamos uma aparência
constantemente descuidada, enviamos uma mensagem negativa às outras pessoas.
Ter os cadarços desamarrados, a camisa para fora da calça ou usar cores chamativas
pode indicar que somos pessoas desorganizadas. Alguns poderão pensar que
simplesmente não nos importamos com a reunião ou que, ainda pior, somos
descuidados com o trabalho.
virar ou rolar os olhos para cima
A linguagem corporal pode ser muito mais poderosa
e instantânea do que qualquer palavra que saia de nossas bocas. Olhar para cima
ou rolar os olhos quando alguém se dirige a nós é uma forma clássica de enviar
sinais negativos. Geralmente, é possível interpretar esses gestos como
desinteresse, tédio, cansaço ou exaustão. É melhor não fazer esses movimentos
em um bate-papo.
Olhar para o relógio
Olhar para o relógio durante uma conversa
passará às outras pessoas a ideia de que estamos com pressa e precisamos ir
embora. Além disso, fazê-lo transmite a sensação de que temos algo mais
importante para fazer. Em ambos os casos, isso fará com que a pessoa que se
dirige a nós se sinta desconfortável e apressada. A melhor opção, durante a
conversa, é mantermos a atenção no interlocutor e não olhar para o relógio.
Colocar o peso do corpo sobre um pé
Jamais devemos mudar o foco do peso corporal de
um pé para o outro durante uma conversa. Geralmente, esse gesto transmite
incômodo físico e mental. Além disso, ele pode indicar que queremos terminar a
conversa. Especialistas em linguagem corporal recomendam trocar de posição uma
vez a cada dois ou três minutos.
Tocar o pescoço ou arrumar o primeiro botão
da camisa
"Quando nos sentimos vulneráveis,
protegemos a área do pescoço", aponta Hoppe. Se estamos em uma conversa de
negócios ou uma reunião importante, é melhor não arrumar o primeiro botão da
camisa ou sequer tocar essa área do corpo. Esse gesto transmite insegurança e
também pode indicar que queremos nos esconder.
Tocar o rosto durante uma conversa
Com frequência, tocamos nosso rosto ao
conversar com outras pessoas. Especialistas em linguagem corporal recomendam
evitar isso. Geralmente, levar a mão até a boca durante uma conversa indica que
estamos mentindo. Se tocamos o nariz, os outros podem interpretar que estamos
decepcionados com o que ouvimos. É sempre bom distanciar as mãos do rosto
quando estivermos conversando.
Levar a mão ao queixo quando olhamos para alguém
Estudiosos dos gestos asseguram que levar a mão
ao queixo enquanto olhamos para uma pessoa é um gesto contraproducente. Essa
ação pode indicar que estamos julgando o outro, fazendo-o se sentir incômodo.
Além disso, o fará pensar que o que está dizendo não nos convence. Novamente,
olhar diretamente para os olhos durante uma conversa é a melhor opção.
Coçar
a cabeça ou o pescoço
Jamais coce a cabeça ou a nuca durante uma
conversa com outras pessoas. Isso indica que você tem dúvidas a respeito do que
diz ou que não está seguro acerca das próprias afirmações. Além disso, elas
podem interpretar que você está mentindo. Na hora de falar, é sempre melhor
manter as mãos longe da cabeça.
Sentar-se incorretamente
Se queremos demonstrar segurança e atenção,
devemos nos sentar com as costas retas e a cabeça erguida. Isso fará com que
quem se dirige a nós perceba nosso interesse. Uma opção muito negativa é
fazê-lo com as costas acorcundadas, as mãos caídas ou segurando a cabeça. Esse
tipo de comportamento leva as pessoas a interpretar que estamos entediados ou
que a conversa nos causa mal-estar.
Sorriso
Um gesto tão simples como sorrir pode
transmitir sensações positivas e negativas aos demais. Pessoas instruídas na
linguagem corporal asseguram que os sorrisos discretos e de pouca intensidade
geralmente demonstram insegurança, falta de confiança ou timidez. Se formos
sorrir, é melhor fazê-lo intensamente, para transmitir segurança, amabilidade e
confiança.
Mastigar objetos
Além de ser mal visto, mastigar objetos como
lápis, óculos ou canetas transmite desconfiança e insegurança. Se estamos em
uma reunião de negócios, esses gestos podem estar associados a nossa forma de
lidar com o trabalho. Além disso, fazem com que nossas propostas sejam tomadas
com cautela.
Caminhar
Outro aspecto a se ter em conta quando estamos
em um encontro importante é a forma de caminhar. Pessoas que caminham olhando
para baixo e com as mãos nos bolsos transmitem uma sensação de derrota. Alguém
preocupado costuma fazê-lo lentamente, com as mãos para trás. É melhor evitar
esses detalhes se queremos demonstrar segurança aos demais.
Mover
os dedos e os pés constantemente
Em uma entrevista de emprego ou evento social
importante, não é bom se mostrar ansioso e nervoso. Mover os dedos das mãos
continuamente transmite essas duas sensações, além de refletir nossa
inquietude. Bater no chão repetidamente com o peito do pé também é algo
negativo e demonstra falta de confiança.
Brincar com objetos
Nunca se deve brincar com objetos ou bater na
mesa com os dedos durante uma conversa importante. Isso fará com que as pessoas
nos vejam como alguém inseguro. Além disso, a outra pessoa quase certamente se
irritará por conta de quão desconcertantes são esses movimentos.
Piscar constantemente durante uma conversa é um
gesto que produz impressões negativas. Apesar de tratar-se de um movimento
quase automático e praticamente imperceptível, muitas pessoas o consideram
grosseiro. Essa é uma ação que costuma inquietar as pessoas que nos escutam,
sendo melhor controlá-la. Apesar da maioria das pessoas considerarem-na um ato
inconsciente, ela pode levar outros a desconfiar da pessoa que o reproduz.
Cuidados pessoais
Os cuidados pessoais também falam por nós
mesmos. No ambiente laboral é aconselhável manter uma aparência bem arrumada.
Muitos especialistas afirmam que a barba mal cuidada ou com mais de dois dias é
mal vista, além das unhas sujas e do cabelo muito grande ou despenteado. As
mulheres não devem usar maquiagens muito carregadas ou joias em excesso, que
podem causar má impressão nos demais.
Roer as unhas e coçar os olhos
Um dos piores gestos a se fazer frente a outras
pessoas, especialmente em reuniões de trabalho, é roer as unhas. Isso não fará
nada mais do que transmitir insegurança e nervosismo. Se, além disso,
decidirmos coçar os olhos com o indicador, faremos com que as dúvidas com
respeito ao que dizemos se multipliquem. Pela última vez: as mãos devem ficar
longe do rosto em qualquer conversa!
Fonte:
http://www.ehow.com.br/24-expressoes-linguagem-corporal-evitar-slide-show_433714/#pg=26
Escrito por Germán Lapiz
Traduzido por Lean Pereira
Se você ás vezes se vê fazendo um ou mais destes gestos (por força do habito, porque você aprendeu que isso é normal, etc), saiba que é possível modificar os antigos padrões e melhorar muito ! O primeiro passo é o desejo de ser melhor primeiramente para si mesmo, se auto-observar, tentar identificar quais sentimentos (frustração, insegurança, etc) estão por trás de algum determinado gesto ou comportamento e se precisar de auxilio extra, procure ajuda terapêutica.
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