Feng-Shui

Oque é Feng-Shui  

Literalmente FENG significa Vento e SHUI significa Água. Os orientais pronunciam como “Fong Suei” ou “Fang Shuei”. É uma antiga ciência chinesa que é assim designada porque  flui como a água e pode ser sentida como o vento, mas que não se podem agarrar.  Em síntese Feng-Shui é a arte de viver em harmonia com a terra, utilizando a sabedoria dos elementos da natureza na harmonização dos ambientes para a consequente conquista de uma vida repleta de equilíbrio, saúde, proteção divina, prosperidade e felicidade.

Essa ciência visa harmonizar os ambientes e a vida dos seus ocupantes através da correta utilização da energia Ch´i (ou Ki), transformando lares e locais de trabalho em ambientes saudáveis e prósperos que estimulam o alcance da felicidade, desviando de forma correta a energia nociva e atraindo a energia positiva da boa sorte.


A energia Ch´i ou chi  foi denominada pelos antigos sábios orientais como a primeira manifestação da criação do universo. É uma energia vital fundamental para o alcance da felicidade e existe nos seres vivos e também nos ambientes internos e externos.

Ideograma chinês que representa a energia vital (Chi positivo)
O Feng-Shui existe há mais de 4.000 anos e de uma maneira resumida, as correções ou “curas” podem ser realizadas através de itens do paisagismo,  decoração, aplicação da cromoterapia, formas especificas, gráficos, cristais e quando necessário, o deslocamentos de objetos e móveis colocados de forma incorreta ou até mesmo a mudanças de paredes ou portas que eventualmente bloqueiem a energia Chi. 

A análise do Feng-Shui de um local envolve a avaliação do formato do terreno, a vizinhança, a forma da planta do imóvel, quais os obstáculos que impedem ou favorecem sua ventilação, iluminação, dentre outros fatores que vão muito além da decoração e mera disposição de objetos.

"O verdadeiro Feng Shui é a arte da 
harmonização dos espaços"

Os princípios do Feng-Shui são frutos da observação de fenômenos naturais e experiências obtidas pelos antigos sábios orientais ao longo de milênios.

O Feng Shui não oferece cura para todos os problemas da humanidade e tambem não traz o sucesso da noite para o dia e nem é uma mágica milagrosa (apesar de algumas pessoas pensarem o contrário).  Mas se você aplicar seus conceitos cuidadosamente, ele fará sua vida mudar de rumo, sempre para melhor.

De acordo com o Feng-Shui, nossa casa é nosso corpo maior, a parte mais externa de nós, enquanto nosso físico é nosso corpo menor.  A energia da vida pulsa de acordo com a sua programação diária, portanto, veja e reconheça o quanto é importante cuidar de sua alimentação, dos seus pensamentos, sentimentos e do seu físico, pois é deles que vêm sua força e energia. Um ambiente onde determinado padrão de sentimento foi vibrado por longos anos, mesmo que a pessoa se mude do imóvel aquela vibração continuará impregnada no local, a não ser que algumas medidas de cura sejam tomadas.

"Os ambientes influenciam as pessoas, mas essas interferem nos ambientes.  Quando ambos estão integrados e harmonizados o resultado é saúde, alegria, bons relacionamentos e prosperidade."

O Feng-Shui auxilia a criar ambientes organizados e aconchegantes pelos quais circula livremente o chi positivo, neutralizando as energias negativas. Desta maneira, cria-se um maior equilíbrio em todo o espaço de convivência, ativando a harmonia, ordem, aconchego, paz e leveza tornando o imóvel e também a rotina diária mais agradáveis.

Por isso, para o Feng-Shui o interior de um imóvel (comercial ou residencial) determina a qualidade de vida de seus moradores ou funcionários. A energia do imóvel quando em harmonia pode contribuir positivamente para o bom relacionamento entre as pessoas e o meio externo. É necessário estar atento porque existem imóveis que podem interferir na felicidade, estimulando o stress, a irritabilidade, prejuízos, separações ou até mesmo causar doenças. Um novo ambiente oferece um amplo contexto de possibilidades que podem renovar o dia-a-dia de forma positiva, por isso é de suma importância que esse ambiente esteja energeticamente saudável.

Para a correta ativação das técnicas do Feng-Shui é necessário o empenho, cuidado e dedicação para a realização das mudanças indicadas. Isso é muito importante, pois se o proprietário/interessado  não fizer sua parte integralmente, o Feng-Shui não funcionará 100%. As alterações deverão ser feitas sempre com o pensamento positivo vibrando boas energias e seguindo-se os 3 segredos do Feng-Shui .

Gotas da sabedoria oriental: 

“A terra não pertence ao homem, é o homem que pertence á terra e todas as coisas estão interligadas, como os laços que unem uma família. O homem não teceu a teia da vida, ele é um fio da mesma. O que ele fizer com a terra e com o meio ambiente estará fazendo a si próprio.”


Saudações de amor e luz, 


 Paula  Bissoli 
Psicanalista, Terapeuta, Mestre Reiki e Coach 
Membro da Associação Brasileira de Radiestesia e Radiônica 

www.paulabissoli.com.br
Por favor, compartilhe os textos incluindo a fonte (esses dizeres)
Cursos, palestras, consultoria e atendimentos
cursoreiki@yahoo.com,  terapiadosanjos@yahoo.com.br ou cursofengshui@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados comentários inapropriados ou desnexos ao contexto.