20 de abril de 2017

EXERCÍCIO DO PERDÃO

O perdão a outras pessoas e também o auto-perdão não mudará o passado, mas cicatrizará as feridas da alma, auxiliando na percepção de uma nova realidade mais branda do momento presente, favorecendo suas decisões e escolhas em prol de sua verdadeira felicidade, isso porque dependendo da intensidade das mágoas armazenadas dentro de você, elas poderão literalmente se transformar em obstáculos internos, como por exemplo:  auto-sabotagem e a culpa que podem manipular destrutivamente o seu destino e a sua felicidade.


Existe um antigo provérbio chinês que diz:  "A mágoa e as culpas atraem a má sorte, por isso cuidado com esses vilões internos!"

Perdoar significa libertar o passado e permitir-se ser melhor no momento presente, favorecendo assim a construção de um futuro melhor, sem os pesados fardos das mágoas.

Algumas considerações sobre o perdão:

O perdão é principalmente para você e não para o autor de possíveis afrontas!


Perdoar é recuperar plenamente o seu poder e a sua força interior!
Perdoar é assumir a responsabilidade e o controle sobre o rumo de sua felicidade!
Quando você não perdoa, você se torna prisioneiro das mágoas e ressentimentos!
O perdão liberta os pesos da culpa e do arrependimento!
Perdoar é um ato de inteligência emocional! 
O perdão é uma escolha inteligente!
O perdão envolve se tornar o herói e não a vítima!

Perdoe os outros, não necessariamente porque eles mereçam o seu perdão, mas principalmente porque você merece paz!


Perdoar não é arquivar os erros e nem fingir que não houve nada de errado.

O perdão não justifica o mal. Ter resolvido uma ofensa pessoal através do perdão por exemplo, não significa que você aceitou a atitude errada, mas é importante extrair a lição desse aprendizado e se precaver para evitar possíveis reincidências.

Nos relacionamentos por exemplo, em algum momento os envolvidos poderão se ferir em palavras, principalmente quando estiverem de mau humor ou estressados.  O que distingue os bons matrimônios dos problemáticos é como os casais se reconciliam depois das feridas inevitáveis e se o fazem com eficácia.  Nesses casos, o  perdão constitui um passo fundamental para a reconciliação.

Para as pessoas que tem dificuldades em perdoar, é importante avaliar se o orgulho está sendo um impedimento e se a falta de perdão está atuando como uma forma de auto-punição que está boicotando a própria felicidade.

Compreenda as lições aprendidas e evite julgar ou criticar, senão você entrará em um ciclo destrutivo. 


Se você perdoou de verdade, não irá mais criticar, fofocar ou blasfemar!

Aliás essa é uma das formas de você avaliar se o perdão realmente aconteceu. Se você perdoou mas continua com críticas internas, é porque precisa perdoar ainda mais!

Quando a mágoa fica apenas em sua mente e em seu coração tem um efeito, quando você começa a colocar para fora, blasfemando, difamando e reclamando sobre o outro, o efeito destrutivo da raiva e da mágoa se potencializam, te desequilibrando ainda mais. 

O verbo tem muita força, por isso cuidado com as coisas que você fala!

Se sua mente insistir em manter esses padrões negativos, ocupe a mente com coisas edificantes e positivas, afirme frases de luz, cante, foque em assuntos mais elevados e direcione sua energia construtivamente para as coisas que lhe farão feliz!!!

“Não julgueis e não sereis julgados; perdoai e sereis perdoados” Lucas, 6:37


Existem diversos relatos de pessoas que alcançaram verdadeiros milagres depois que começaram a praticar o perdão. E a grande maioria desses milagres aconteceram não para aqueles que foram perdoados mas para aqueles que perdoaram !

Para um maior equilibrio físico/ mental/ emocional e espiritual é necessário libertar-se das mágoas/ culpas/ ressentimentos e exercitar a GRATIDÃO, o PERDÃO e tambem o AUTO-PERDÃO, que podem ser “ativados” da fé, do amor e tambem através de várias técnicas terapêuticas, como por exemplo o Ho´Oponopono, que basicamente funciona da seguinte forma:

Sempre que você lembrar-se de alguém com alguma mágoa ou ressentimento, eleve os pensamentos á Deus e com fé, determinação e com um real desejo de libertar-se das correntes energéticas das mágoas, visualize a pessoa e repita mentalmente ou verbalmente várias vezes a frase :

“SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO(A)”

E se ao repetir as frases de exercícios do perdão,  isso parecer algo sem sentido, continue! Repita as frases de perdão várias vezes como se fossem mantras, ou melhor ainda, um antídoto contra negatividades. Com a repetição continua será mais fácil absorver os reais sentidos dessas palavras e realmente despertar o perdão em seu coração.

As mágoas são energias escuras , como se fossem cordões energéticos negativos que ligam negativamente as pessoas envolvidas,  ofuscando o brilho da fé , do amor e da felicidade. Por isso, á medida em que se perdoa é normal sentir-se mais leve, em paz e com uma força interior maior para viver o dia-a-dia com mais harmonia, saúde, criatividade e felicidade.

Além da frase do Ho´oponopono tambem pode-se realizar a libertação e o perdão através das seguintes frases:

“FULANO DE TAL, EM NOME DE DEUS, EU TE ABENÇOO, EU TE PERDOO, EU TE LIBERTO

“FULANO DE TAL, EM NOME DE DEUS, VOCÊ ME ABENÇOA, VOCÊ ME PERDOA, VOCÊ ME LIBERTA”

E sempre que sentir necessário, faça o auto-perdão tambem:

“EM NOME DE DEUS, EU ME ABENÇOO, EU ME PERDOO, EU ME LIBERTO!

E se você é Reikiano (nível II ou mais) e precisa de ajuda extra para auxilia-lo(a) na prática do perdão, no auto-tratamento com Reiki, utilize os símbolos do Reiki na sequencia 3,2,1 com a intenção da cura das mágoas do passado 

Que a força do amor, da fé e da paz estejam sempre com você!

Saudações de Luz,


Paula Bissoli 
Psicanalista
Terapeuta,  Mestre Reiki
Consultora Feng-Shui
Coach de emagrecimento

Por favor, compartilhe os textos incluindo a fonte (esses dizeres)
Cursos, palestras, consultoria e atendimentos

cursoreiki@yahoo.com,  terapiadosanjos@yahoo.com.br ou cursofengshui@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados comentários inapropriados ou desnexos ao contexto.