As ondas elétricas dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro humano podem ser medidas graficamente pelo eletroencefalograma (EEG) que é um instrumento que registra a variação das correntes elétricas através de eletrodos aplicados no couro cabeludo.
Muito além dos aparelhos de eletroencefalograma, atualmente existem arrojados instrumentos utilizados em estudos científicos para mensurar as atividades neurais, alguns desses instrumentos se parecem com uma espécie de fone de ouvidos com diversos sensores capazes de captar e mensurar os perfis de suas ondas alfa, delta e gama.
É um método não invasivo que realiza o monitoramento eletrofisiológico, registrando as atividades elétricas do cérebro.
Á principio o objetivo desse estudo foi o de encontrar recursos para auxiliar pessoas com problemas neurais, auxiliando na obtenção de dados mais precisos para diagnósticos e orientações terapêuticas.
Com o avanço tecnológico, o foco foi expandido para várias áreas como a área de entretenimento, em jogos virtuais (aplicativos para computadores, celulares, etc). Por exemplo, o usuário deve focar sua atenção em mover uma peça, fazer um objeto sumir, selecionar uma opção especifica, fazer um personagem se mexer, etc., e os resultados são impressionantes já que o artefato nesses casos, possui funções semelhantes á de um Joystick.
Á nível cientifico, uma outra aplicação desse estudo é mapear o cérebro humano e avaliar por exemplo qual o nível de concentração de uma determinada pessoa, mensurando através de medidores:
Medidores de atenção irão mensurar as ondas gama: quando a mente está mais relaxada e neutralizada de qualquer efeito externo, sem preocupações, etc (nesse estado será mais fácil estudar, se concentrar e prestar atenção no que está sendo lido/ aprendido)
Medidores de meditação irão mensurar as ondas alfa e delta: quando o foco está mais direcionado no momento presente e com a
concentração direcionada para um objetivo especifico (padrão ideal para a obtenção de melhores resultados para
realizar tarefas que exigem mais concentração)
Alguns pesquisadores americanos desenvolveram uma abordagem chamada de “Processo
de Medição de Engajamento Emocional” e utilizando-se de instrumentos de análise
das ondas cerebrais (EEG) avaliaram o nível de estresse de um grupo de
consumidores enquanto os mesmos realizavam compras previamente padronizadas(em
4 sites específicos), via smartphone.
Através dos resultados obtidos através do equipamento (EEG), foi
possivel extrair medidas de frustração e envolvimento emocional para cada uma
das etapas do processo de navegação, permitindo assim mensurar as reações dos consumidores
momento a momento, de forma rigorosa e sem precedentes, enquanto navegavam pelos
sites de compras.
Nos momentos em que a velocidade da navegação diminuía (quando os sites eram
desacelerados), foi bastante evidente a diminuição nos níveis de engajamento emocional
e consequente elevação do nível de frustração.
O que podemos tirar desta pesquisa:
- Utilização dos testes neurocientíficos para auxiliar na melhoria da
qualidade dos produtos/ serviços (aplicável em diversas áreas mercadológicas)
- Utilizar o neuromarketing para valorizar as percepções e desejos dos
usuários.
- Avaliar o nível de aceitação de determinado produto/ serviço
- Uso do neuromarketing para ajudar a identificar problemas de
desempenho e praticidade de sites e aplicativos.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletroencefalografia
https://www.medgadget.com/2011/09/smartphone-eeg-seeks-to-bring-brain-scanning-to-the-home.html
https://blog.radware.com/applicationdelivery/wpo/2013/12/slower-web-pages-user-frustration/
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