10 de setembro de 2016

OS SETE PRINCIPAIS CHAKRAS



 1º Chakra – “ Básico” ou “ Raiz” – cor vermelha – MANTRA LAM
Pedra : jaspe/ rubi – estimulam nossas energias vitais e insuflam um novo ímpeto às funções físicas. Retomar a confiança no mundo material, aderir e saber dirigir-se a ele.

Concretizar, conquistar. Fundamento, sexualidade, sobrevivência, segurança, força
Localizado na base da coluna vertebral está associado com a nossa energia vital, seu centro físico, corresponde às glândulas supra-renais, que  produzem a adrenalina, tendo a função de promover a circulação equilibrar a temperatura do corpo. O desequilíbrio deste chakra produz fisicamente anemia (deficiência de ferro), leucemia, problemas de circulação, pressão baixa, pouca tonicidade muscular, fadiga, insuficiência renal. Este chakra é aberto para baixo e representa a ligação do homem com a terra ou mundo material e físico está vinculado à nossa existência terrena, nossa sobrevivência.


2º. Chakra “ Esplênico ou “ Umbilical” – cor laranja  - MANTRA VAM
Pedra : Cornalina, citrino – ajudará a estimular  a alegria de viver
Intimidade, ardor, imunidade 

Localizado entre o chakra raiz e o plexo solar, concentra as qualidades de criatividade, amor sexual, relações com os outros, abertura para coisas novas, relações afetivas. Este chakra nos liga aos nossos pais e à família. Abriga, embala e alimenta as novas vidas por nascer. Seu vórtice está voltado para a frente e para trás. Quando este chakra trabalha corretamente nos permite amar a vida, não nos deixando abalar pelo medo. Quando em desarmonia, resulta em sintomas físicos relacionados com os fluídos dos corpo (laringe, linfa, saliva, bílis) ou órgãos processadores destes líquidos (rins, bexiga, glândulas linfáticas).

3º Chakra “ Plexo solar”   – cor amarela – MANTRA RAM
Pedra : citrino / calcita laranja – ambas são Yang (masculinas) e ajudam a afirmar a nossa vontade e experimentar a alegria a pleno pulmões, deixar o riso subir o ventre e iluminar o rosto.
Ação, direito de agir, poder.

O chakra do plexo solar está localizado na região do diafragma, na boca do estômago, ligeiramente à esquerda  está aberto para frente, tendo também um vórtice superior. É o fusível de nosso sistema nervoso, sua cor amarela, representa a energia solar que desperta o intelecto e estimula o discernimento. Representa a personalidade e estão alí concentradas as qualidades da mente racional e pessoal, da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da ação do poder, do desejo de viver, da comunicação e da participação. Esse chakra comanda o fígado, a vesícula, o baço e pâncreas, as secreções gástricas e as disfunções das glândulas salivares. Quando em desarmonia existe o sentimento de inferioridade, insegurança, incapacidade mentais, produzindo patologias tais como diabetes, problemas digestivos, alergias, sinusite, insônia, além da separação entre o amor e o sexo.

4º Chakra – “ Cardíaco “ – cor verde / rosa MANTRA YAM
Pedra :  Aventurina / esmeralda – vibram a energia Yang (masculina) a coragem de empreender e dar à nossa verdade interior o espaço necessário para brilhar. A esmeralda têm ressonância com o diamante, que é a estrela do coração, a força estelar que se manifesta no mundo.
Crescimento equilíbrio, amor, empatia

Fisicamente, o chakra cardíaco está localizado na parte superior do peito, na região do coração, ligeiramente à esquerda e está aberto para a frente e para trás. Quando ativado, nos relaciona com tudo e com todos, aceitando tanto os aspectos positivos quanto negativos, sendo capaz de dar amor sem esperar nada em troca É a voz e a via do coração. Este chakra está no meio, é uma ponte de transferência de energia dos chakras inferiores e superiores. É o chakra pelo qual passa toda a energia que desejamos presentear aos outros. O centro físico deste chakra corresponde ao coração físico e à glândula Timo, cuja função é regular o nascimento, dirigir o sistema linfático, estimular e fortalecer o sistema imunológico, dando um sentido pleno na nossa existência trabalhando o amor e a compaixão. Em desarmonia, resultam em sintomas e atitudes mentais como a imposição de condições ao amor. Na patologia produz síndrome do pânico, cãibras, acidose, palpitações, arritmia cardíaca, rubor, pressão alta enfermidade nos pulmões, colesterol, intoxicação, tensão e até câncer.

5º  Chakra “ Laríngeo” ou “ Garganta” – cor Azul claro – MANTRA HAM
Pedra : Turquesa – é uma pedra com vibração Yang (masculina), que sustenta a expressão verbal e a criatividade que é dirigida para fora. A pedra Água marinha com vibração Yin (feminina) está relacionada com o elemento água, favorecendo a expressão e a criatividade que vêm da nossa sensibilidade interior.
Criatividade, cura, comunicação

Localiza-se no meio da garganta, próximo à região designada como “ pomo de Adão” e está aberto para frente, sendo seu vórtice ligado de um lado ao outro. É associado às glândulas tireóide e paratireóide. É o chakra da comunicação externa e interna (clariaudiência) e auto-expressão, governa a postura do corpo, o som e vibração, da capacidade de receber e assimilar. Relaciona-se com os sentidos do paladar, audição, olfato e é através dele que iniciamos o nosso caminho espiritual, nos coloca em comunicação com a nossa essência superior. Em desarmonia, aparece o medo da desaprovação dos outros, medo de fracassar. Na patologia produz infecções virais ou bacterianas tais como amigdalites, faringites, resfriados, herpes, dores musculares, dores de cabeça na base do crânio (nuca), congestão linfática, problemas dentários e endurecimento dos maxilares.

6º Chakra – “ Terceiro olho” ou  “ Frontal”  - côr : Azul Índigo – MANTRA OM
Pedra : Lápis-lazuli – é a pedra do Mestre da Cura. Cura as tensões, o sofrimento e finalmente as doenças que aparecem quando não acreditamos ou não percebemos a nossa realidade. Sofremos porque não queremos o que temos, porque queremos o que não temos ou porque não sabemos o que queremos. O Lápis-lazuli nos ajuda a relaxar psiquicamente e4 nos abrir a percepção sutil, ao grande silêncio interior.

Habilidades psíquicas, conscientização, quebra de hábitos

O chakra frontal é o chakra dos sentidos, é responsável pela energia da parte superior da cabeça, parte craniana, olhos e ouvidos. O sexto chakra está localizado entre as sobrancelhas, logo acima do nível dos olhos e  está associado à glândula pituitária. Este chakra representa o olhar da alma, os ouvidos do coração e o tato sensível. Está aberto para a frente, tendo seu vórtice ligado de um lado ao outro. O sexto chakra representa a intuição, a vidência e  a paranormalidade. Em desarmonia, causa falta de objetivos, instabilidade na vida, alienação no trabalho, medo de aparições (espíritos, fantasmas e tc.). Quando extremamente em desequilíbrio oferece tendência ao vício de drogas, álcool, compulsão, problemas nos olhos (cegueira, catarata, surdez).

7o. Chakra “ Coronário”  ou “ Coroa”  - cor violeta ou branca dourado – MANTRA OM
Pedra : Ametista – é uma pedra focalizante – ascendente  diurna, Yang (masculina) e age ao nível do consciente. A pedra fluorita é uma pedra expansiva – descendente – noturna – yin (feminina) e age ao nível do subconsciente.  Espiritualidade, amor, Eu Superior, Paz de espírito

O chakra coronário está localizado no alto da cabeça. Seu vórtice está voltado para cima. Representa a ligação com energias superiores. É o chakra mais importante e  é o elo entre a mente espiritual e o cérebro físico, funciona como um vórtice com dupla espiral vertical ; uma dirigindo as energias para o mundo físico, para baixo e outra para o mundo cósmico, para cima. O casamento do vermelho com o azul, formando a cor Violeta, representa a união do mundo físico com o mundo espiritual, a ação na paz e a paz na ação.  O sétimo chakra é luz de conhecimento e consciência, é visão global do universo, é nosso caminho de crescimento, fazendo com que possamos alcançar a serenidade espiritual e a completa consciência universal. Este chakra corresponde à glândula Pineal, que atua no organismo como um todo, permitindo experiências tais como sentido de totalidade, de paz e fé, dando um sentido maior à própria existência. Em desequilíbrio, produz patologias tais como insônia enxaqueca desordem no sistema nervoso, histeria, possessão, obsessão, neuroses e disfunções sensoriais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aprovados comentários inapropriados ou desnexos ao contexto.